quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Educação em busca de novos caminhos




Desafios  da Escola Tempo Integral

A Escola Tempo Integral, como o nome já explicita, traz um elemento novo,
importantíssimo, para o processo educacional: a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Essa ampliação pode permitir uma transformação na qualidade do
processo ensino-aprendizagem há muito desejado. Vai depender, além das condições
disponíveis, do envolvimento, empenho e criatividade do corpo de educadores e da direção de cada escola. E esse vai ser o principal desafio a ser superado pela atual administração, que pretende implantar a ‘Escola Tempo Integral’ na rede de ensino municipal.

A Escola Tempo Integral tem como questão central conhecer como o professor de Ensino Fundamental desenvolve a sua prática docente através das oficinas curriculares. Assim sendo, apresenta como objetivos perceber e analisar as implicações desta nova proposta curricular no papel do professor e de sua prática.
Apontamos alguns desafios:

 -condições precárias de trabalho e de recursos humanos e materiais;
 -dificuldades em relação à organização (tempo e espaço) das atividades propostas;
 -problemas em torno da formação inicial e continuada dos professores, que não estão preparados para enfrentar a Escola Tempo Integral;
 -dificuldades no relacionamento professor/aluno para a compreensão e o desenvolvimento das oficinas, tanto por parte dos professores, quanto dos alunos.
 - falta de material didático (livros, computadores, material esportivo, entre outros) e ausência de salas-ambientes para a realização de algumas oficinas.
 Outra dificuldade refere-se à elaboração e implementação de uma proposta pedagógica devidamente planejada e compartilhada entre os docentes,  a maioria das oficinas tem início sem haver uma preparação prévia à sua realização, trazendo a possibilidade de que se tornem um conjunto de perguntas e práticas cotidianas sem nenhuma aplicabilidade à vida dos educandos.


O que se Espera do Professor?

 O que se espera do professor é uma mudança na maneira de pensar e repensar a escola e uma reorganização de sua prática. As metodologias tradicionais, que trabalham os conteúdos escolares de maneira fragmentada, não atendem à proposta pedagógica da escola, já que estas priorizam o fazer (sem descartar o pensar/refletir) dentro
de um processo que compreende o estudante como pessoa global, composta de dimensões interdependentes e que se relacionam de forma dinâmica.



Programa Mais Educação- Escola Integral


O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial 17/2007 e pelo Decreto Presidencial 7083/2010 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educaçãointegral. A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Educação Integral do MEC e secretarias estaduais e municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O Programa promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.

No ano de 2010 o Mais Educação estava presente em cerca de 10.000 escolas públicas, com Ideb abaixo da média nacional e localizadas em capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 90 mil habitantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO