BLOG “EDUCAÇÃO EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS.”
Autoras: Lúcia Elizabeth, Aurineide Gonçalves e Conceição Silva
1º comentário 05/11/2011
Alô colegas.
Estamos enviando nosso primeiro comentário para o nosso blog intitulado “Educação em busca de novos caminhos”.
Falaremos inicialmente sobre Escola Tempo Integral, isto é a sua implantação em algumas escolas da rede municipal de João Pessoa.
Amparada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996), art.34 parágrafo 2º que preconiza o “Ensino Fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino, bem como na Resolução nº7, de 14 de dezembro de 2010 que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, no seu artigo 36 que “Considera como de período integral a jornada escolar que se organiza em 7 (sete) horas diárias, no mínimo, perfazendo uma carga horária anual de, pelo menos, 1.400 (mil e quatrocentas) horas.”
A proposta pedagógica para as escolas municipais é de reafirmar a idéia de que a educação desempenha um papel significativo e imprescindível na formação humana, que não se esgota no espaço físico da escola, tampouco no tempo diário de quatro horas. Desse modo, a implantação do tempo de efetivo trabalho escolar não está colocada simplesmente como questão de aumento de tempo na escola nem como espaço de atividades extracurriculares, complementares, mas como condição de se oferecer oportunidades de acompanhamento pedagógico, de reforço e de experiências esportivas, artísticas, recreativas e temáticas para que se possa organizar um currículo capaz de integrar os diversos campos de conhecimentos e as diversas dimensões formadoras da criança, do adolescente e do adulto, complementando o tempo necessário para preparar o cidadão para a vida. Assim, um dos períodos continua reservado para o currículo principal e outro para atividades que valorizam o desenvolvimento geral e a vivência em grupo, re-significando a prática pedagógica para desafios da modernidade.
Breve enviaremos mais comentários sobre Escola Tempo Integral. Um grande abraço Lúcia Elizabeth , Aurineide Gonçalves e Conceição Silva. Aguardamos comentários de vocês.